Luz, sombra e arte
Dicas para os grupos
- ARTIGO:
Ciência e arte: relações improváveis?
Autores: José Claudio Reis, Andreia Guerra e Marco Braga
Resumo: Este artigo discute as relações entre ciência e arte,
principalmente entre física e pintura, com o objetivo de apresentar uma abordagem
cultural para a ciência. Dessa forma, entendemos que a compreensão dos
conteúdos da ciência torna-se mais significativa. Abordamos diferentes momentos
da história desde a revolução científica até o século XX. As relações aqui
salientadas não buscam uma relação causal entre ciência e arte, mas sim uma
visão mais significativa do que é o processo de construção do conhecimento.
Assim, a ciência se desnuda para nós como parte da cultura e pode nos ajudar a
compreender melhor o processo histórico que nos trouxe até aqui.
Acesso direto ao artigo:
- FILME:
"A moça com brinco de pérola"
(Reino Unido, 2004)
Sinopse: Delft, Holanda ,1665. Depois que seu pai fica cego em
consequência da explosão de uma estufa, Griet, uma jovem de dezessete anos, é
obrigada a trabalhar para sustentar sua família. Ela se torna a empregada
doméstica da casa de Johannes Vermeer e aos poucos atrai a atenção do mestre da
pintura. Mesmo tendo crescido em mundos diferentes e tendo tido educações e
pertencendo a classes sociais bastante distintas, Vermeer nota a percepção
intuitiva que Griet possui em relação às cores e à luz e lentamente a conduz ao
seu misterioso mundo da pintura.
- Observações:
Pontos relevantes a serem estudados para execução do trabalho:
1) Invenção da Perspectiva (pinturas renascentistas);
2) Estudo da luz e sombra, claro e escuro;
3) Impressionismo;
4) Teoria das cores.
Links:
Por enquanto é isso. Em breve mais postagens!
Qualquer dúvida, sugestão e crítica é só comentar.
Qualquer dúvida, sugestão e crítica é só comentar.
Comentários
Postar um comentário