Luz, sombra e arte


Dicas para os grupos

- ARTIGO:

Ciência e arte: relações improváveis?
Autores: José Claudio Reis, Andreia Guerra e Marco Braga

Resumo: Este artigo discute as relações entre ciência e arte, principalmente entre física e pintura, com o objetivo de apresentar uma abordagem cultural para a ciência. Dessa forma, entendemos que a compreensão dos conteúdos da ciência torna-se mais significativa. Abordamos diferentes momentos da história desde a revolução científica até o século XX. As relações aqui salientadas não buscam uma relação causal entre ciência e arte, mas sim uma visão mais significativa do que é o processo de construção do conhecimento. Assim, a ciência se desnuda para nós como parte da cultura e pode nos ajudar a compreender melhor o processo histórico que nos trouxe até aqui.

Acesso direto ao artigo:


- FILME:

"A moça com brinco de pérola"
(Reino Unido, 2004)

Sinopse: Delft, Holanda ,1665. Depois que seu pai fica cego em consequência da explosão de uma estufa, Griet, uma jovem de dezessete anos, é obrigada a trabalhar para sustentar sua família. Ela se torna a empregada doméstica da casa de Johannes Vermeer e aos poucos atrai a atenção do mestre da pintura. Mesmo tendo crescido em mundos diferentes e tendo tido educações e pertencendo a classes sociais bastante distintas, Vermeer nota a percepção intuitiva que Griet possui em relação às cores e à luz e lentamente a conduz ao seu misterioso mundo da pintura.





-  Observações:

Pontos relevantes a serem estudados para execução do trabalho:

1) Invenção da Perspectiva (pinturas renascentistas);
2) Estudo da luz e sombra, claro e escuro;
3) Impressionismo;
4) Teoria das cores.

Links: 



Por enquanto é isso. Em breve mais postagens!
Qualquer dúvida, sugestão e crítica é só comentar.


Comentários

Postagens mais visitadas