Atividade - 1 da turma de Introdução à Astronomia

Atividades para a turma de Introdução à Astronomia durante a Pandemia do Coronavírus:

Uma explicação é necessária. Essa atividade é para não prejudicarmos ainda mais o aprendizado. Logo, não vale nota (pelo menos nesse momento), servindo como atividades complementares e de estudo dirigido até as aulas normalizarem. Para quem desejar maiores orientações sobre os assuntos, a atividade pode ser entregue pelo email (raul.neto@cefet-rj.br) até o final de Abril, para que possamos corrigir as respostas.
Falando de outra forma, a atividade é opcional e não será atribuída nota no sistema.
Dicas: Após observar o material postado no Dropbox, suas anotações das aulas e assistir os vídeos sugeridos (https://www.youtube.com/watch?v=tMpPgWsuv6Q&t=4shttp://www.youtube.com/watch?v=2M5NgPg-szshttp://www.youtube.com/watch?v=xY3E5d7iwAM), responda as perguntas abaixo::
  1. Qual a relação do círculo e a Astronomia?
  2. Antes de Copérnico quem defendeu o modelo geocêntrico?
  3. Quem foi Ptolomeu e o que ele falou sobre o movimento dos planetas?
  4. Quanto tempo o modelo geocêntrico durou?
  5. Qual a contribuição de Copérnico?
  6. Qual a preocupação do padre Copérnico em relação ao seu modelo de universo e a Igreja?
  7. O que é paralaxe e como usamos na Astronomia?
  8. Quem foi Galileu e sua contribuição para a Astronomia?
  9. Pesquise e explique a relatividade de Galileu em relação ao movimento da Terra.
  10. Dê três pontos de divergência entre Aristóteles e Galileu
  11. Qual a contribuição de Newton para a Astronomia (explique a lei da gravitação e como ele Chegou na sua conclusão)
  12. Quais são as leis de Kepler?
  13. Como Newton explicou a órbita dos planetas?
  14. Cite três características sobre a força gravitacional
  15. Como Newton explicou as marés?
  16. Como são formadas as estações do ano? 
  17. Como são formadas as fases da Lua? 
  18. Qual a contribuição de Einstein para a movimentação dos planetas?


Comentários

Postagens mais visitadas